quarta-feira, 3 de junho de 2009

NASCIMENTOS e FALECIMENTOS

Quem entra ou sai da Jacto pela portaria de pedestre passa imediatamente por eles. Bem ao lado das catracas erguem-se dois painéis distintos e bem confeccionados para comunicar os nascimentos e falecimentos na família dos funcionários.

O painel NASCIMENTOS tem a cor azul bem clarinho, já o FALECIMENTOS é de um azul mais solene. Ambos estão fincados lado a lado como esguias sentinelas, olhando para a rua e os prédios que formam o complexo fabril.

Mudos, mas como quem olha decidido e sem vacilar, fitam de frente todos que saem da empresa pela portaria de pedestres e proclamam:
- Eis aqui teus filhos e eis aqui teus mortos.

Não tanto pela estética ou design - mas pelo que anunciam - eles atraem meu olhar com o magnetismo peculiar dos nobres e ilustres personalidades. Não consigo passar por eles sem olhá-los. Vejo-os ao entrar e ao sair.

Seguro a respiração para ler o que FALECIMENTOS proclama, como se isso me ajudasse a sorver o anúncio todo com um friozinho na espinha. Já NASCIMENTOS me faz soltar o ar e um sorriso ao imaginar os rostinhos santos dos donos dos novos nomes apontados ali.

Invariavelmente gravitam em minha mente estranhos pensamentos sobre aqueles painéis, pois parecem que têm uma alma, uma personalidade e uma vocação. Chego até a pensar que quando sós, sem olhos que os mirem, passam o tempo desafiando-se e disputando o próximo anúncio. Imagino-os tambem angustiados, querendo comunicar algo a mais do que anunciam. Será que eles teriam mesmo algo mais a nos dizer?

Mas enquanto o eco da voz que ordenou-nos “crescei e multiplicai-vos” rebombar por aqui, NASCIMENTOS continuará renovando suas proclamações como o sol a cada manhã. Mas sei também que FALECIMENTOS não ficará atrás, pois a fome da sepultura ainda é grande, e ansioso aguardo o dia que será calada por aquele que a abandonou sem o auxilio de mãos humanas.

Até que esse dia chegue, para NASCIMENTOS e FALECIMENTOS não faltará serviço, nem mesmo em épocas de marola na economia.

10 comentários:

  1. Heron, assim como os painéis, é impossível passar por suas crônicas sem notá-las.

    Esta aqui nasceu magnética, como que se recusando a falecer na memória.

    Da forma como você descreve suas impressões ao se deparar com os painéis, imaginei as duas placas vizinhas como aqueles anjinhos da consciência (o bonzinho e o maldoso) travando uma conversa em disputa por atenção. Só uma mente criativa como a sua poderia dar vida a algo tão usual e inanimado. ^^;

    Estou aguardando a próxima crônica com ansiedade!

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo Heron,
    mais uma vez nos surpreende com suas crônicas, nos fazendo notar o "inotável", dando mais vida e mais cor às coisas que estão à nossa volta.
    Eu sou suspeita em te dizer alguma coisa, pois sabe que sou sua fã number one!
    Suas palavras nos faz sentir emoções por coisas que passam despercebidas aos nossos olhos, mas nos faz refletir e dar valor às coisas mais simples da vida.
    Deus o abençoe e que você nunca pare de escrever.
    Aguardo a próxima também!

    ResponderExcluir
  3. Faaaala moço...
    Heron, que dom maravilhoso Deus te deu, eu nunca tinha lido uma crônica sua, essa foi a primeira, e confesso que fiquei surpreso e emocionado com seu jeito de expressar detalhes do dia a dia.
    Já estou ansioso pra ver o que virá pela frente...

    Shalon

    ResponderExcluir
  4. Ola Heron.

    Esta ÓTIMO, muito bom mesmo....como sempre, parabéns,

    Att.
    Fernando Roso Dezan
    Desenvolvedor: SAP R3 - ABAP/4

    ResponderExcluir
  5. Olá Heron!

    Ótima crônica, sinceramente expressou exatamente o que senti quando avistei estes painéis quando estive ai esta semana.

    Parabéns, até a próxima.

    That's all folks.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por me agraciar com sua crônica de hoje Heron. Admiro o que escreve e mais ainda a sua sensibilidade diante da vida, percebendo situações com o olhar além daquilo que nossos olhos humanos e carnais podem ver.
    Um abraço! Nami Uchida Umeki

    ResponderExcluir
  7. Parabéns..., muito boa essa crônica! rs...
    Heron, você não tem idéia..., de quanto é legal, relambrar do Grupo Jacto através de suas crônicas!!! E te confesso, que bate uma saudade! Legal! Abraços..., and Keep writing...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meu amigo, vou guardar comigo pois quando nascer meu filho vou lembrar
    que um poeta e/ou escritor fez um dia uma mensagem para o nascimento do meu filho.
    que Deus te abençoe e seus pensamentos.

    abraço.
    Rafael Alonge Bassan

    ResponderExcluir
  9. Heron, diferentemente de você, não olho para os painés. Confesso que, às vezes, contaminada pela correria, deixo alguns detalhes da vida passar despercebidos. Felizmente, poetas como você nos fazem lembrar que tudo depende de um olhar e cada segundo, minuto ou uma vida inteira podem ter outro sabor. Tudo depende da sensibilidade de cada um e sou admiradora de sua sensibilidade. Parabéns e obrigada!!!
    Cláudia Sayuri

    ResponderExcluir
  10. Achei o máximo suas crônicas e oro ao Senhor para que possa nesse mundo de Brasil ou fora encontrar alguém que não só aprecie, comente e sim que vá mais além. É um material de excelência. Quando li "nascimentos e falecimentos" percebi o obvio, "eu nasci". Tenho a oportunidade de olhar para mim e tentar deixar uma marca nessa terra vivendo com toda a intensidade, pois quando morrer não vou poder dizer "eu morri", pois isto será privilégio para outros que também no ciclo da vida não poderão dizer isso de suas vidas. Então diante destas duas colunas façamos o que é bom! Parabéns!!!!!!!!!! Ah, eu agradeço a Deus pelo privilégio de ser um de seus irmãos.
    Douglas Lima

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário, ele é muito importante pra mim.