quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

APLAUSOS

Ele veio pra mudar - e muito - a vida das empresas. Seu apelido é SPED, sigla de Sistema Público de Escrituração Digital. É a mais recente obrigação fiscal dos empresários, e quer saber tim-tim por tim-tim de tudo que entra e sai da empresa que envolva impostos. Tudo mesmo, nos mííííííinimos detalhes.

Para atendermos estas exigências no prazo de um verão, o gerente do projeto organizou uma equipe com parceiro externo, funcionários de TI e das áreas fiscais das empresas. A tarefa de montagem do cronograma foi cheia de estica e puxa como quem dorme com coberta de anão.

Imagine como se sente um lutador de sumô tendo que entrar numa calça de jóquei. Foi mais ou menos o que sentimos quando percebemos o volume de trabalho e informações pedindo para ser entregue num prazo magérrimo. Tudo isso na época mais festiva do ano, disputando agenda com Natal e reveillon.

Uma sala foi separada para o trabalho da equipe, e painéis quadriculados surgiram na parede principal para controle do trabalho feito e a fazer. Cada quadrinho seria preenchido com um “X” assim que a etapa correspondente fosse executada.

Um misto de dias quentes com o frio na barriga marcou o início da jornada. Entretanto, em pouco tempo a rotina dominou, e a adrenalina da largada dissipou-se. Os esforços começaram a parecer remadas em alto mar, até que um pincel atômico entre cinco dedos preencheu o primeiro quadrinho com o esperado “X”. Então algo inesperado começou a acontecer.

Subitamente, a cada quadrinho preenchido, aplausos vindo de todos da equipe quebravam o reinado do silêncio e da rotina. Como Deus nos surpreende com sol numa manhã fria e chuva numa tarde quente, aqueles aplausos enchiam a sala com fragrância de motivação e alegria, deixando o ar mais leve e bocas com sorriso fácil.

Aplaudir o êxito do colega, uma atitude simples e gratuita, teve a eficácia do mais caro energético ou de um hábil motivador. Uma graça, um mistério, um gesto que valeu mais que mil palavras fez a diferença. E o lutador de sumô ficou muito bem na calça do jóquei!

7 comentários:

  1. Mais uma vez... demais.....
    Aplausos para você também....
    Gislaine Magalhães dos Santos – TI

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Heron,
    a forma que você expõe suas crônicas deixa a realidade do dia a dia muito mas atraente e agradável, fazendo-nos refletir mais sobre nossas ações diárias.

    Elcio dos Santos Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Heron..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Rapaz, suas palavras realmente lembrou cada momento que passamos naquela sala...

    Obrigado.

    João.

    ResponderExcluir
  4. Heron,
    Como sempre, estas de Parabéns.
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Heron – a você uma salva de palmas a cada crônica – realmente a maior satisfação do ser humano é o reconhecimento , seja ele em aplausos ou em palavras de muito obrigado.
    E a você muito obrigado pelas crônicas, que me faz refletir no nosso cotidiano.
    Celso

    ResponderExcluir
  6. Oi Heron!
    Parabéns por mais uma crônica excelente!
    Quem diria que eu iria ler uma crônica sobre o SPED! Você é muito bom mesmo! E a cada crônica, fico ansiosa para saber sobre qual assunto será! Um grande abraço da amiga que te admira muito!
    Thaís K.

    ResponderExcluir
  7. Fantástica essa crônica. Parabéns.

    Resume muito bem esse projeto, que tive o prazer de participar.

    abraços

    Marcelo Pedroso

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário, ele é muito importante pra mim.