domingo, 25 de abril de 2010

INQUIETANTE PERGUNTA - Adeus 'seu' Nishimura

Na última sexta-feira duas palavras entraram por um dos meus ouvidos e não quiseram sair pelo outro. Elas se embrenharam com minhas idéias durante o almoço de comemoração pelo dia do trabalho aos funcionários da Jacto. As palavras nos chamavam de “honrados funcionários”, e formavam as ultimas frases de agradecimento aos que trabalham na empresa. Imediatamente a pergunta “porque honrados funcionários?” começou gravitar meus pensamentos. Mas diante dos clamores de fome do estomago, minha mente foi induzida a pensar mais no almoço do que naquelas palavras.

Entretanto a questão foi respondida na noite daquele dia. Vestindo uma camiseta com a nova logomarca da empresa estive com minha família num grande evento regional. Um deputado que andava entre os populares ao ver-me com aquela marca, estendeu a mão para cumprimentar-me, e disse ao pé do meu ouvido: “Você sabia que o seu Nishimura faleceu hoje à tarde?”.

Não sei se foi pela cara que fiz, mas o político afastou-se do mesmo modo fugaz que veio. Triste, mas surpreso lembrei-me daquelas palavras ouvidas no meio do dia. Naquela hora, senti-me um funcionário honrado ao receber a notícia da morte do fundador da empresa que trabalho através de um deputado em meio a tantas pessoas. A honra daquele patrono desceu até os funcionários mais distantes, assim como a glória de Cristo descerá sobre todos que nEle confiam.

No sábado o sol puxou uma cortina de nuvens e escondeu-se atrás delas. O dia nasceu solene, como que guardando um luto solidário aos pompeienses. No velório num ginásio, encontrei um lugar ao fundo. Ali em pé, via uma pequena multidão sentada à minha frente. Um dos filhos do seu Nishimura, representando a família, confidenciou aos presentes que seu pai não desejava que no seu velório chorassem por ele, mas que o aplaudissem.

Em seguida algo marcante aconteceu. De onde eu estava vi formar-se uma verdadeira “ola” como num estádio. Iniciada pelas pessoas nos primeiros lugares, e sucessivamente imitadas pelas de trás, num gesto contínuo como uma onda, todos se levantaram dos acentos e aplaudiram ruidosamente até chegar aos últimos. A sensação foi intensa como de um coquetel de alegria, dor e gratidão. E cresceu ainda mais quando olhei ao lado e vi, com as mãos batendo uma contra a outra, o tal deputado que na noite anterior foi um simples mensageiro para responder a inquietante pergunta “porque honrados funcionários?”.

Heron Caetano
As fotos foram obtidas do site www.estounanet.com.br




2 comentários:

  1. Cheguei em casa na sexta feira em casa "uniformizada" e feliz, feliz por mais uma semana de trabalho, feliz por estar em casa novamente com minha familia, e especialmente feliz por aquele almoço e aquelas palavras tão bonitas dirigidas a nós... meros trabalhadores dessa grandiosa empresa.
    Mal deu tempo do meu filho maior comentar sobre minha camiseta e o telefone toca onde recebi a triste noticia.
    Fiquei muito triste no primeiro momento, mas o que fiz em seguida foi Agradecer muito a ele o que fez e faz por tantas familias, inclusive a minha, e orar por ele mesmo tendo a certeza que o "lugarzinho" dele está garantido.. ao lado da sua esposa sra. Chieko.
    Penso que a "tarefa" dele aqui entre nós foi cumprida e muito bem cumprida e que agora está lá do céu olhando por nós...Um ser abençoado...
    Depois mais calma contei ao meu filho a história que o sr.Jorge nos contou no almoço sobre o logo da empresa, sobre a história de vida do "seu" Nishimura... e qual não foi minha surpresa, quando fui a uma loja no sabado de manhã e lá estava exposto uma caneca dos 60 anos da Jacto e uma latinha laranja onde nela estava algumas máquinas da nossa empresa e meu filho disse para o vendedor .... "Olha.. é da Jacto !!! Minha mãe trabalha lá !!! EU sei que o "seu" Nishimura morreu ontem .... e sabe que eu sei o que significa o trevo e esse circulo ??? ", disse ao homem , e o vendedor perguntou... e ele explicou com as palavrinhas dele, e da maneira dele....
    Tenho certeza que de onde o Sr. Nishimura ele estiver, ele escutou aquelas palavras....
    Nós perdemos uma pessoa especial, mas o céu ganhou mais uma estrela no dia 23 de Abril de 2010 ....

    Gislaine Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Não foi um dia fácil para enfrentar, mas diante de tantas lembranças, homenagens e reflexões pude me regozijar pela graça de Deus com nossa cidade.
    Obrigada pastor pelas reflexões que tem nos proporcionado.
    Paty e Airton

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário, ele é muito importante pra mim.